Perguntas frequentes

Home » Perguntas frequentes
Perguntas frequentes sobre terapia
Perguntas frequentes sobre terapia

Perguntas frequentes – veja a seguir as respostas e esclarecimentos para algumas questões, dúvidas, curiosidades, confusões, mitos, lendas, mal-entendidos e informações equivocadas sobre a terapia, psicoterapia, Psicanálise e Terapia de Vidas Passadas:

Preciso ter algum problema de saúde, psíquico, emocional ou sentimental para fazer terapia?

R. Não, a terapia é um importante instrumento de autoconhecimento para aquelas pessoas que já estão bem consigo mesmas. Para essas pessoas a terapia além de propiciar um autoconhecimento maior pode também revelar talentos e gostos ocultados pela vida cotidiana, ou que foram repreendidos por pessoas ou situações no passado.


O terapeuta pode curar?

R. Não, a cura depende da(o) cliente, o terapeuta apenas conduz a cliente em seu processo auto investigativo.


O que é a sigla TVP?

R. TVP é uma abreviatura composta pelas letras iniciais de Terapia de Vidas Passadas.


Existe algum perigo em fazer uma terapia de regressão de memória?

R. Feita por um bom profissional, sério, responsável e com conhecimentos profundos, práticos e teóricos, não há perigo. Deve-se escolher um profissional que respeite os limites da cliente e que não use hipnose.


Pode acontecer da cliente não voltar da regressão?

R. Sem o uso de hipnose, como trabalho, esse risco não existe. A cliente fica consciente e desperto durante toda a sessão terapêutica.


O terapeuta fala quais e como foram as vidas passadas da cliente?

R. Não. Trabalho com regressão de memória e não com percepção extra-sensorial. Quem vivencia as experiências de vidas passadas é a próprio cliente durante a regressão de memória guiada pelo terapeuta, objetivando a cura ou transformação de algum aspecto que gera sofrimento à cliente.


O que é um trauma?

R. Trauma é apego a um conteúdo do passado que gera sofrimento. É um passado doloroso ainda vivo.


O que é catarse?

R. Catarse é limpeza, liberação de algo preso no sistema psíquico. Pode dar-se pela compreensão de um sentimento ou por dar-se um novo significado a um evento ocorrido. Ocorre como libertação de emoções e/ou sensações corporais fortes seguidas de alívio, espaço e condições para recuperar o equilíbrio, paz e felicidade.


Preciso ser espírita, espiritualista ou espiritualizado para fazer a terapia?

R. Não, a terapia é um instrumento para resolver sofrimentos pessoais e não para formar opiniões ou crenças. A terapia funciona com o mesmo tipo de eficiência e eficácia tanto em pessoas com algum conhecimento de espiritualidade como nas pessoas que preferem distância deste tema.


É usado visualizações na terapia?

R. Normalmente não, prefiro trabalhar com a realidade que a cliente me trás do que criar um mundo colorido e ilusório que não resolverá o problema pelo qual a cliente procurou a terapia. Uso visualizações apenas em pontos bem específicos durante a TVP para ressignificar algo importante se necessário mas isso é muito raro.


Para que serve a interpretação dos sonhos?

R. Através dos sonhos o inconsciente comunica-se com a parte consciente da mente humana porém essa comunicação não é clara e objetiva pois está codificada em símbolos e arquétipos. Compreender os sonhos e seus significados mais íntimos através da interpretação da Psicanálise é uma ferramenta para autoconhecimento e autocura.


Quantas sessões dura o tratamento?

R. Quantas a cliente achar necessário. O número de sessões é definida pela cliente conforme sua vontade e necessidade.


Qual deve ser a frequência de sessões?

R. A cliente define isso conforme sua preferência. As sessões podem ser com intervalo semanal, quinzenal, mensal, bimestral, semestral, anual, enfim, como a cliente achar melhor para si mesma.


Tenho vontade de fazer o tratamento de regressão de memória mas ouvi dizer que é caro…

R. Diferentemente de outros profissionais, eu cobro pela TVP os mesmos valores acessíveis das sessões de Psicanálise. Não cobro mais caro este tipo de terapia por ser mais rara de encontrar.


Caso sua dúvida não esteja nesta sessão de perguntas frequentes entre em contato.