
A terapia funciona da seguinte forma: as respostas aos problemas e questionamentos surgem quando o cliente consegue entender os conteúdos que afloram do inconsciente através do aumento da autopercepção (autoconsciência, lucidez) dos pensamentos, emoções e comportamentos que ocorriam até então de forma automática ou condicionada.
Assim surge também a possibilidade de resgatar qualidades, potencialidades e talentos esquecidos ou encobertos por pensamentos, emoções e comportamentos inadequados, além de trabalhar nossas limitações de forma pacífica e amorosa.
Abordagens terapêuticas
Através de abordagens: psicanalíticas, regressivas, espirituais e integrais a terapia busca a harmonia do cliente proporcionando a este maiores níveis de saúde, ou seja, bem estar físico, psíquico, espiritual, social, profissional (autorrealização), afetivo (relacionamentos, familiar, amigos) e material (conforto, prosperidade e coerência ecológica).
O terapeuta, por exemplo, baseando-se em treinamento formal e em intuição empática (ou compreensiva), poderia concluir que “o sentimento de depressão que você experimenta é, de fato, um sentimento disfarçado de raiva por seu pai tê-lo abandonado”. E se isto fizer sentido para você, se disser: “Ah-ah! É exatamente isto!”, então você descobriu uma profundidade em si mesmo que não sabia que estava lá, e que, portanto, vinha traduzindo mal (ou interpretando mal) todos aqueles anos. A partir daí, você e o terapeuta começarão a reinterpretar esses sentimentos mal traduzidos, definindo-os corretamente no contexto do seu próprio desenvolvimento: Na verdade, você não está “triste”, você está “zangado”.
Ken Wilber (no livro Sexo, Ecologia, Espiritualidade, página 211)
Neste sentido (…), meu “inconsciente”, minha “sombra”, é o somatório de minhas más interpretações passadas trazidas ao presente, onde distorece a percepção atual (“transferência”). Meus sentimentos de “tristeza” eram realmente insinceros; eu estava mentindo para mim mesmo a fim de esconder a dor pior de raiva por uma pessoa amada; eu deliberadamente (mas “inconscientemente”) interpretei mal meus sentimentos a fim de me proteger (“mecanismo de defesa”). Minha sombra é o lócus da minha insinceridade, minha interpretação errada de minha própria profundidade (e é isso que todas as formas de “psicologia de profundidade”, freudiana, jungiana, gestaltista, têm em comum).
A terapia vista pela Teoria Integral
Dentro da Medicinal Integral, definida por Ken Wilber (criador da Teoria Integral), a terapia ocupa o quadrante superior esquerdo do diagrama abaixo. Este quadrante, da subjetividade, no diagrama da Teoria Integral é uma representação gráfica que o Eu, Self ou Ser ocupa, isto é, a nossa mais profunda essência de realidade e verdade.
Psicoterapia
Emoções
Atitudes
Fantasias
Visualizações
EU
Medicina Ortodoxa
Cirurgia
Remédios
Mudanças de hábitos
ISTO
NÓS
Visões Culturais
Valores grupais
Juízo de valores culturais
Significado de uma
doença
Grupos de apoio
ISTOS
Sistema Social
Fatores econômicos
Seguro / Previdência
Políticas de assistência à saúde
Sistema de assistência social
Conclusão
Portanto a terapia funciona ao possibilitar que a cliente perceba os conteúdos nocivos e muitas vezes fantasiosos ou exagerados de seus pensamentos, emoções e comportamentos que estavam ocorrendo de forma automática e sem lucidez prejudicando sua qualidade de vida.